Era uma vez uma aldeia pequena em Portugal. A aldeia tinha muitas casas brancas e flores coloridas. As pessoas eram simpáticas e trabalhadoras. Um dia, houve uma festa na aldeia. A festa era para celebrar a colheita. Todos estavam felizes.
Na manhã da festa, Maria, uma jovem da aldeia, acordou cedo. Ela disse: "Bom dia, mãe! Hoje é a festa!" A mãe de Maria sorriu e respondeu: "Bom dia, Maria! Sim, a festa é hoje! Vamos fazer bolo!" Maria ajudou a mãe a fazer o bolo. Elas usaram farinha, açúcar, ovos e chocolate. O cheiro do bolo era delicioso.
Depois de fazer o bolo, Maria vestiu-se com um vestido bonito. Ela pegou uma flor e colocou no cabelo. Maria estava muito feliz. Ela saiu de casa e encontrou o seu amigo João. João disse: "Olá, Maria! Estás bonita!" Maria respondeu: "Obrigada, João! E tu? Estás pronto para a festa?" João sorriu e disse: "Sim, estou muito animado! Vamos para a praça!"
Na praça, havia muitas pessoas. Todos estavam a dançar e a cantar. Havia música e risos. As crianças brincavam e os adultos conversavam. Maria e João foram para a mesa dos doces. Havia bolos, frutas e sumos. Maria disse: "O bolo da minha mãe é o melhor! Vamos comer?" João respondeu: "Sim, vamos!" Eles comeram o bolo e ficaram muito felizes.
Depois de comer, Maria e João foram dançar. A música era alegre e todos dançavam juntos. Maria disse: "Eu gosto muito desta festa!" João concordou e disse: "Eu também! É muito divertido!" A festa continuou e todos se divertiram muito.
Mais tarde, o sol começou a pôr-se. As luzes da festa acenderam e a praça ficou linda. Maria e João sentaram-se num banco e olharam para as luzes. Maria disse: "Olha, as estrelas estão a aparecer!" João respondeu: "Sim, é muito bonito!" Eles estavam felizes e contentes.
Finalmente, a festa acabou. As pessoas começaram a ir para casa. Maria e João disseram adeus aos amigos. Maria disse: "Até amanhã!" João respondeu: "Até amanhã, Maria!" Maria foi para casa com a mãe. Elas estavam cansadas, mas felizes. Maria disse: "Foi um dia incrível!" A mãe sorriu e disse: "Sim, foi uma festa maravilhosa!"
E assim, a festa na aldeia ficou na memória de todos. As pessoas lembraram-se da alegria, da comida e da música. Maria e João estavam ansiosos pela próxima festa na aldeia. Eles sabiam que a amizade e a diversão sempre estavam presentes na sua pequena aldeia portuguesa.